quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reflexões da atividade .1.1

O desafio de converter informações em conhecimento



     Atualmente estamos vivemos um conflito denominado como aprendizagem, onde as pessoas estão se tornando depósitos de informações cada vez mais impostas por um modelo que constitui um exigência social. E isso demonstra que a escola já não é a única fonte de informação para o conhecimento do indivíduo, na verdade as instituições tem encontrado dificuldades para converter informações em conhecimentos sistemáticos para que essa se torne uma fonte de aprendizagem relevante aos alunos, para que a assimilação das informações aconteça de maneira crítica, formando cidadãos voltados para a democracia de modo que saibam sobreviver as mais complexas mudanças culturais, sociais, intelectuais e pessoais decorrentes de uma sociedade que impõe regras para se apropriarem do conhecimento que lhe convém. Nesta perspectiva escola precisa rever seu conceito de ensino aprendizagem para que os alunos possam aprender a utilizarem as informações que recebem convertendo as mesmas em conhecimento sistemático levando em consideração sua postura crítica na formação de seus valores para que dentro do sistema educacional sejam cidadãos capazes de tornar o conhecimento flexível, autônomo, assumindo assim uma nova cultura de aprendizagem e gestão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário