ATIVIDADE 3.3
POJETO
DE
TRABALHO
Turma: CEEJA Enaldo Lucas de Oliveira
Professor (a): Mônica Andréia da Silva Araújo Almeida
Modalidade
de
Ensino:
Ensino Fundamental – anos iniciais.
Público
alvo: 5º ano
TEMA:
HÁBITOS
ALIMENTARES
SAUDÁVEIS
JUSTIFICATIVA:
A alimentação saudável contribui para o bem estar do ser humano de um modo geral. Sabe-se que estamos expostos as agitações diárias da rotina de trabalho, bem como a inúmeras doenças que a cada dia surgem com mais facilidade. Daí, a prevenção mais indicada é que se esteja preparado para confrontar-se com esses males. Logo se faz necessário sensibilizar e responsabilizar a sociedade de um modo geral e de forma preventiva quanto aos conceitos que permitem a formação de bons hábitos alimentares, evitando assim causas e consequências de patologias voltadas a má alimentação ou a alimentação inadequada, que são as causas de inúmeros distúrbios alimentares. Nesse sentindo, precisa-se transformar a escola num espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade com o objetivo de buscar soluções através de parcerias com órgãos governamentais e não governamentais, para os inúmeros problemas relacionados a maus hábitos alimentares existentes no século atual, pois se entende que as crianças são propensas a adaptar-se com mais facilidade á mudanças. Vale lembrar que é de suma importância também à informação ao âmbito familiar. Pois a criança bem alimentada é criança saudável, com energia para exercitar-se, disposição para estudar e concentrar, o que favorecerá sua aprendizagem.
OBJETIVO
GERAL:
Promover hábitos alimentares adequados, despertando o conhecimento crítico dos alunos sobre uma alimentação saudável.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
ü Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
ü Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares
ü Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo;
ü Conhecer os diferentes processos de produção de energia;
ü Discriminar tipos de alimentos necessários para a vida.
CONTEÚDOS MOBILIZADOS:
Língua
Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de texto através da fundamentação teórica referente ao tema.
Artes: Fatores que contribuem para a reeducação alimentar; Confeccionar a pirâmide alimentar.
Historia: Principais atividades econômicas do município.
Geografia: Pesquisar tipos de alimentos que são produzidos na região onde moram; Fornecimento de alimentos orgânicos na merenda escolar.
Ciências: Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções; Alimentos naturais e industrializados;
Algumas enfermidades de origem alimentar tais como: Desnutrição, Obesidade, Raquitismo, Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Anemia e outras.
Matemática: visita ao supermercado para verificação de preços e data de fabricação e validade dos produtos para trabalhar situações problemas envolvendo as quatro operações.
Socialização: Através de realização de uma feira de ciências.
METODOLOGIA:
1ª
aula:
Distribuir aos alunos vários materiais impressos como: livros didáticos, revistas, panfletos, apostilas para que o tema proposto seja introduzido. Em seguida distribuir um questionário aos alunos para que os mesmos possam registrar todas as informações obtidas e socializar com o grupo. Após a verificação dos conhecimentos
prévios dos alunos, apresentar aos mesmos um texto informativo através de slides para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento sobre hábitos
alimentares saudáveis.
2ª
aula: Em grupo confeccionar uma lista de nome de alimentos que são produzidas na cidade onde moram e quem são os profissionais que trabalham na produção desses alimentos. Em seguida visitar a cozinha da escola e entrevistar as merendeiras a fim de obterem informações sobre o fornecimento de alimentos
orgânicos na merenda escolar.
3ª
aula: Comparar a lista de alimentos que são produzidos na região onde moram com outros alimentos produzidos em outras regiões e pesquisar na internet o processo de industrialização de alguns produtos e fazer comparação entre alimentos
naturais e alimentos
industrializados. Na sequência conduzir os alunos identificar os grupos
de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital da formação do nosso organismo e suas respectivas funções chamando assim a atenção dos alunos em relação algumas doenças de origem alimentar tais como: Desnutrição, Obesidade, Raquitismo, Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Anemia e outras.
4ª
aula: Utilizar a pesquisa sobre os tipos
de alimentos para confeccionar a pirâmide
alimentar. E em seguida assistir um vídeo sobre a importância de uma alimentação equilibrada e promover um debate levando em considerações os principais fatores que contribuem para a reeducação
alimentar.
5ª
aula: Com as informações obtidas na visita de pesquisa ao supermercado para verificação de preços, data de fabricação e validade trabalhar situações problemas envolvendo as quatro operações matemáticas. Com os dados obtidos na pesquisa montar gráficos e construir tabelas.
6ª
aula: Fazer uma pesquisa com as mães de receitas
culinárias e confeccionar um livro de receita visando o preparo de alimentos que por sua vez contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
7ª
aula: Apresentar todos os trabalhos realizados através de uma feira de ciências.
RECURSOS
Tecnologias
e
mídias
a
serem
utilizadas:
Mídias: Impressa, TV e Vídeo, informática.
Tecnologias: computador, data show, impressora, câmera fotográfica, mapas, revistas.
CRONOGRAMA
DE
TRABALHO
DATA
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DURAÇÃO
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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
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19/08/13
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04 horas
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Levantamento de informações para elaboração de Projeto.
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20/08/13 á 23/08/13
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10 horas
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Elaboração de Projeto.
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26/08/13 á 30/08/13
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12 horas
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Preparação dos Materiais: impressos, mídias e tecnologias a serem utilizados.
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02/09/13
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04 horas
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Texto informativo através de slides e
impressos, questionário para registro de informações.
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03/09/13
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04 horas
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Confeccionar uma lista de nome de alimentos, os profissionais que trabalham na produção desses alimentos.
Visita a cozinha da escola e entrevista com as merendeiras.
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04/09/13
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04 horas
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Pesquisar na internet o processo de industrialização de alguns produtos.
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05/09/13
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04 horas
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Confeccionar a pirâmide alimentar.
Promover debate sobre reeducação alimentar.
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06/09/13
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04 horas
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Visita de pesquisa ao supermercado para verificação de preços.
Montar gráficos e construir tabelas.
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09/09/13
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04 horas
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Confeccionar livros de receitas culinárias.
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10/09/13
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04 horas
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Feira de ciências.
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11/09/13
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04 horas
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Questionamento avaliativo para verificação das atividades desenvolvidas durante o Projeto.
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13/09/13
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04 horas
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Relatório e análise das atividades desenvolvidas.
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AVALIAÇÃO
Será verificado no decorrer de todo o trabalho desenvolvido de maneira individual e coletiva, levando sempre em consideração o interesse do aluno, bem como suas dificuldades.
O aluno deverá ser visto e analisado como um todo dentro do processo de aprendizagem.
Sendo que sua participação será observada constantemente,
enfatizando cooperação e participação nas equipes de trabalho através da produção e execução em cada etapa das atividades propostas.
REFERÊNCIAS
ALVES, Angela B. Xavier. Do Artificial para o Natural. São Paulo: SP. Couto,2005.
BIAZZI, Eliza M.S. Recursos para uma vida Natural. Sed., Tatuí: SP. Casa Publicadora Brasileira,2000.
Sites da internet:
Livros didáticos.
Revistas.
Parâmetros Curriculares Nacionais.
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