quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PROJETO DE TRABALHO

ATIVIDADE 3.3

POJETO DE TRABALHO
Turma: CEEJA Enaldo Lucas de Oliveira
Professor (a): Mônica Andréia da Silva Araújo Almeida
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamentalanos iniciais.
Público alvo: ano                                                                 

TEMA: HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

JUSTIFICATIVA:
A alimentação saudável contribui para o bem estar do ser humano de um modo geral. Sabe-se que estamos expostos as agitações diárias da rotina de trabalho, bem como a inúmeras doenças que a cada dia surgem com mais facilidade. Daí, a prevenção mais indicada é que se esteja preparado para confrontar-se com esses males. Logo se faz necessário sensibilizar e responsabilizar a sociedade de um modo geral e de forma preventiva quanto aos conceitos que permitem a formação de bons hábitos alimentares, evitando assim causas e consequências de patologias voltadas a alimentação ou a alimentação inadequada, que são as causas de inúmeros distúrbios alimentares. Nesse sentindo, precisa-se transformar a escola num espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade com o objetivo de buscar soluções através de parcerias com órgãos governamentais e não governamentais, para os inúmeros problemas relacionados a maus hábitos alimentares existentes no século atual, pois se entende que as crianças são propensas a adaptar-se com mais facilidade á mudanças. Vale lembrar que é de suma importância também à informação ao âmbito familiar. Pois a criança bem alimentada é criança saudável, com energia para exercitar-se, disposição para estudar e concentrar, o que favorecerá sua aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
Promover hábitos alimentares adequados, despertando o conhecimento crítico dos alunos sobre uma alimentação saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
ü  Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
ü  Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares
ü  Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo;
ü  Conhecer os diferentes processos de produção de energia;
ü  Discriminar tipos de alimentos necessários para a vida.

CONTEÚDOS MOBILIZADOS:

Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de texto através da fundamentação teórica referente ao tema.
Artes: Fatores que contribuem para a reeducação alimentar; Confeccionar a pirâmide alimentar.
Historia: Principais atividades econômicas do município.
Geografia: Pesquisar tipos de alimentos que são produzidos na região onde moram; Fornecimento de alimentos orgânicos na merenda escolar.
Ciências: Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções; Alimentos naturais e industrializados; Algumas enfermidades de origem alimentar tais como: Desnutrição, Obesidade, Raquitismo, Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Anemia e outras.
Matemática: visita ao supermercado para verificação de preços e data de fabricação e validade dos produtos para trabalhar situações problemas envolvendo as quatro operações.
Socialização: Através de realização de uma feira de ciências.
METODOLOGIA:
aula: Distribuir aos alunos vários materiais impressos como: livros didáticos, revistas, panfletos, apostilas para que o tema proposto seja introduzido. Em seguida distribuir um questionário aos alunos para que os mesmos possam registrar todas as informações obtidas e socializar com o grupo. Após a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos, apresentar aos mesmos um texto informativo através de slides para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis.
aula: Em grupo confeccionar uma lista de nome de alimentos que são produzidas na cidade onde moram e quem são os profissionais que trabalham na produção desses alimentos. Em seguida visitar a cozinha da escola e entrevistar as merendeiras a fim de obterem informações sobre o fornecimento de alimentos orgânicos na merenda escolar.
aula: Comparar a lista de alimentos que são produzidos na região onde moram com outros alimentos produzidos em outras regiões e pesquisar na internet o processo de industrialização de alguns produtos e fazer comparação entre alimentos naturais e alimentos industrializados. Na sequência conduzir os alunos identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital da formação do nosso organismo e suas respectivas funções chamando assim a atenção dos alunos em relação algumas doenças de origem alimentar tais como: Desnutrição, Obesidade, Raquitismo, Bulimia,  Anorexia,  Vigorexia, Anemia e outras.
aula: Utilizar a pesquisa sobre os tipos de alimentos para confeccionar a pirâmide alimentar. E em seguida assistir um vídeo sobre a importância de uma alimentação equilibrada e promover um debate levando em considerações os principais fatores que contribuem para a reeducação alimentar.
aula: Com as informações obtidas na visita de pesquisa ao supermercado para verificação de preços, data de fabricação e validade trabalhar situações problemas envolvendo as quatro operações matemáticas. Com os dados obtidos na pesquisa montar gráficos e construir tabelas.
aula: Fazer uma pesquisa com as mães de receitas culinárias e confeccionar um livro de receita visando o preparo de alimentos que por sua vez contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
aula: Apresentar todos os trabalhos realizados através de uma feira de ciências.
RECURSOS
Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Mídias: Impressa, TV e Vídeo, informática.
Tecnologias: computador, data show, impressora, câmera fotográfica, mapas, revistas.
CRONOGRAMA DE TRABALHO
DATA
DURAÇÃO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
19/08/13
04 horas
Levantamento de informações para elaboração de Projeto.
20/08/13 á 23/08/13
10 horas
Elaboração de Projeto.
26/08/13 á 30/08/13
12 horas
Preparação dos Materiais: impressos, mídias e tecnologias a serem utilizados.
02/09/13
04 horas
Texto informativo através de slides e  impressos, questionário para registro de informações.
03/09/13
04 horas
Confeccionar uma lista de nome de alimentos, os profissionais que trabalham na produção desses alimentos.
Visita a cozinha da escola e entrevista com as merendeiras.
04/09/13
04 horas
Pesquisar na internet o processo de industrialização de alguns produtos.
05/09/13
04 horas
Confeccionar a pirâmide alimentar.
Promover debate sobre reeducação alimentar.
06/09/13
04 horas
Visita de pesquisa ao supermercado para verificação de preços.
Montar gráficos e construir tabelas.
09/09/13
04 horas
Confeccionar livros de receitas culinárias.
10/09/13
04 horas
Feira de ciências.
11/09/13
04 horas
Questionamento avaliativo para verificação das atividades desenvolvidas durante o Projeto.
13/09/13
04 horas
Relatório e análise das atividades desenvolvidas.

AVALIAÇÃO
Será verificado no decorrer de todo o trabalho desenvolvido de maneira individual e coletiva, levando sempre em consideração o interesse do aluno, bem como suas dificuldades. O aluno deverá ser visto e analisado como um todo dentro do processo de aprendizagem. Sendo que sua participação será observada constantemente, enfatizando cooperação e participação nas equipes de trabalho através da produção e execução em cada etapa das atividades propostas.
REFERÊNCIAS
ALVES, Angela B. Xavier. Do Artificial para o Natural. São Paulo: SP. Couto,2005.
BIAZZI, Eliza M.S. Recursos para uma vida Natural. Sed., Tatuí: SP. Casa Publicadora Brasileira,2000.
Sites da internet:












Livros didáticos.
 Revistas.
 Parâmetros Curriculares Nacionais.


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